Pages

Subscribe:
Tecnologia do Blogger.

domingo, 4 de março de 2012

Parabéns, São José do Barreiro!

Parabéns, São José do Barreiro!
Queremos nos unir à população de São José do Barreiro para comemorar os 154 anos da cidade.
Uma cidade encravada na Serra da Bocaina onde se vive em harmonia com as belezas naturais e uma tranquilidade encantadora.

Hotel Fazenda Clube dos 200 - Foto cedida pelo Hotel
É um local ideal para passear com a família por ruas e fazendas centenárias da época do café.
É também a porta de entrada do Parque Nacional da Serra da Bocaina com trilhas na mata, cachoeiras, áreas verdes e muita comida caseira e doces, característicos do interior paulista.
São José do Barreiro
RM Vale: subregião de Cruzeiro
Aniversário: 04/03/1859
Padoreiro: São José (19/03)
Idade: 154 anos (em 2012)
Os tropeiros vindos de Minas Gerais desciam a serra em direção ao litoral no século XVII, carregados com o ouro mineiro para ser embarcados nos portos de Mambucaba e Paraty. E subiam com peixe seco, cachaça, farinha e outros mantimentos, conforme demonstra o histórico da cidade.
O nome "barreiro" vem justamente da experiência desses tropeiros na convivência com o barro e atoleiro naquela localidade. Como eles deveriam, esperar as estradas melhorarem, surgiram os primeiros ranchos no local chamado "Barreiro".
O Arraial, no entanto, foi fundado pelo Capitão Fortunato Pereira Leite, seus irmãos e cunhado João Ferreira de Souza que se estabeleceram nas proximidades no século XVII.
Mas foi no século seguinte que foram abertas as fazendas para o plantio de café. Com a construção da capela dedicada a São José, o local passou a ser chamado de São José do Barreiro, em 1820. Foi elevado a município em 1859.
Hoje essas fazendas com seus sobrados e casarões - marco da cafeicultura paulista, atraem turistas de todos as localidades. Sua economia é centrada na agricultura, pecuária leiteira, gado de corte e no turismo. O turismo cresce a cada ano, graças aos atrativos históricos, religiosos e naturais.
Circuito: Caminhos da Corte
Temos muito a agradecer à associação do "Circuito Caminhos da Corte" por estar nos proporcionando o conhecimento da local.
Em São José do Barreiro podemos conhecer os seguintes locais:
Hotel Porto da Bocaina
Alimentação, cavalgadas e trekking
MW Trekking Ecoturismo
Trilhas e caminhadas na Serra da Bocaina
Fazenda São Francisco
Hospedagem, refeições, cavalgadas e visitas guiadas

Trekking na Fazenda da Barra - Foto: cedida pela Pousada
Pousada Fazenda da Barra
Visita guiada, cavalgadas, day use, gastronomia

Casarão Clube dos 200 - Foto: cedida pelo Hotel Fazenda
Hotel Fazenda e Restaurante Clube dos 200
Um casarão histórico que trabalha em parceria com colégios e faculdades por meio do turismo educacional em sua configuração de turismo rural.
"Proporcionamos aos hospedes voltarem no tempo e sentir o charme da década de 30 em um ambiente totalmente restaurado que ainda respira história por todos os cantos," afirma Joseane Fontaine do Clube dos 200.

Matéria originalmente publicada em www.rmvale.com.br

0 comentários:

Postar um comentário